Estudos feitos por investigadores americanos, concluiram que o exercício físico melhora as funções cognitivas. Também se sabe que o exercício contribui para melhorar a circulação sanguínea no cérebro e potencia funções como a memória (Boas Notícias, edição de 18/11/2013).
Eu dou caminhadas quase diárias de 30 a 40 minutos, às vezes mais, embora eu considere que não é suficiente. Durante anos frequentei a piscina de Espinho, duas vezes por semana, mas há já dois anos que deixei de o fazer, sem que hoje possa justificar os motivos desta decisão.
Mas lembro-me que a decisão coincidiu com uma fase mais acentuada da perda de memória.
Foi exactamente na piscina que aconteceu um estranho incidente que me assustou. Estava eu a equipar-me para entrar na água, quando detectei a falta de chinelos. Como se sabe para entrar na piscina é necessário o uso de calções, de touca e de chinelos. Fui falar com o empregado que vigia os nadadores e pedi-lhe uns chinelos emprestados. Eles têm sempre qualquer peça de roupa de uso obrigatório, esquecidas nos balneários por outros utentes. Voltei para o balneário para acabar de me preparar, e qual não foi o meu espanto ao constatar que tinha os meus chinelos calçados nos pés.
Félix Lamartine
Sem comentários:
Enviar um comentário